top of page

Ichimoku Kinko Hyo (Nuvem Ichimoku)

  • Foto do escritor: Daniel Avelar
    Daniel Avelar
  • 31 de jul. de 2021
  • 3 min de leitura

O Ichimoku Kinko Hyo, ou gráfico de equilíbrio, nos mostra análises com uma maior probabilidade de ser vencedora. É novo para o mainstream, mas tem crescido em popularidade entre traders novatos e experientes. Conhecido por suas aplicações em futuros e ações, o Ichimoku apresenta mais informações sobre o preço e mais pontos de dados. Isto proporciona uma análise do Price Action mais confiável. O indicador oferece várias informações e combina três indicadores em um gráfico, permitindo que um trader tome a decisão mais assertiva.





Um entendimento básico dos indicadores que compõem o gráfico Ichimoku é necessário antes que um trader possa executar esta análise com eficácia no gráfico. O Ichimoku foi criado e revelado em 1968 de uma maneira diferente da maioria dos outros indicadores técnicos e softwares gráficos. Embora os indicadores geralmente fossem formulados por estatísticos ou matemáticos do mercado, este indicador foi construído por um redator de um jornal de Tóquio chamado Goichi Hosoda e um punhado de assistentes executando vários cálculos. Este indicador agora é usado por muitas mesas de trading japonesas pela sua característica, criando negociações de maior probabilidade de obter lucro. Embora muitos traders fiquem intimidados com a abundância de linhas desenhadas no gráfico, estas podem ser facilmente traduzidas em indicadores mais comumente aceitos.


O Indicador é composto de quatro componentes. Primeiro, vamos dar uma olhada nas linhas Tenkan e Kijun Sens. As linhas são usadas como um cruzamento de média móvel e podem ser aplicadas como uma tradução simples das médias móveis de 20 e 50 períodos, embora com prazos ligeiramente diferentes.


1. O Tenkan Sen: calculado como a soma da máxima mais alta e da mínima mais baixa dividida por dois. O Tenkan é calculado sobre nove períodos de tempo anteriores. (O período pode ser alterado de acordo com o trading plan do trader).


2. O Kijun Sen: calculado como a soma da máxima mais alta e da mínima mais baixa dividida por dois. Embora o cálculo seja semelhante, o Kijun leva em consideração os últimos 26 períodos de tempo. (O período pode ser alterado de acordo com o trading plan do trader).


O que o trader vai querer fazer aqui é usar o cruzamento para abrir a sua posição - semelhante a um cruzamento de média móvel. Olhando nosso exemplo na Figura 1, vemos um cruzamento claro do Tenkan Sen (linha vermelha) e do Kijun Sen (linha azul). Este declínio significa simplesmente que os preços de curto prazo estão caindo abaixo da tendência de preço de longo prazo, sinalizando uma tendência de baixa ou movimento de baixa.


Agora vamos dar uma olhada no componente mais importante, a "nuvem" Ichimoku, que representa o movimento do preço atual e do passado. Ele se comporta da mesma maneira que um simples suporte e resistência, criando regiões importantes. Os dois últimos componentes do indicador Ichimoku são:


3. Senkou Span A: a soma do Tenkan Sen e do Kijun Sen dividida por dois. Normalmente, é utilizado com o período 26.


4. Senkou Span B: a soma da maior alta e da menor baixa dividida por dois. Normalmente, é utilizado com o período 26 e com um shift de 26.


Depois de traçada no gráfico, a área entre as duas linhas é chamada de Kumo ou nuvem. Comparativamente mais espessa do que as linhas de suporte e resistência típicas, a nuvem oferece ao trader um excelente filtro. A nuvem mais densa tenderá a levar em consideração uma volatidade maior, em vez de dar ao trader um único nível de preço para suporte e resistência. Um rompimento na nuvem e um movimento subsequente acima ou abaixo dela sugerirão boas oportunidades de análises mais prováveis de sucesso.


Clique na imagem baixo para fazer o Download:




 
 
 

Comments


© 2021 por Apoio do Trader. Desenvolvido por InfoWebSolutions

bottom of page